Cabeleireiro featured

Profissão de Cabeleireiro a História

sábado, outubro 01, 2016Cleverson de Souza Mendes

Como surgiu a profissão de Cabeleireiro.

A profissão de cabeleireiro é uma das mais antigas da humanidade. Achados arqueológicos, como pentes e navalhas feitos em pedra, mostram que a preocupação com as madeixas vem da pré-história. Contudo, foi no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao ápice. Foi nessa época que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que gozavam de grande prestígio na corte dos faraós. O cuidado com os cabelos é um traço característico do povo do Antigo Egito.
Ilustração da moda egipcia.
Ilustração da moda egípcia. Credito br.pinterest.com
O arsenal empregado nesses cuidados (escovas, tesouras, loções de tratamento, etc.) era guardado em caixas especiais, luxuosamente decoradas. Embora a partir de 3.000 a.C., as cabeças raspadas e lisas e os corpos sem pelos tenham passado a ser sinais de nobreza no Egito, a moda exigia que homens e mulheres usassem perucas de cabelo humano ou de lã de carneiro. As barbas postiças eram populares entre os homens. A tintura azul-escuro era usada para conseguir a cor preta (predileta) das perucas e barbas e a henna, um pó feito das folhas da alfena egípcia, dava um tom vermelho-alaranjado aos cabelos e unhas. Os estilos mais populares de cabelo eram os cortes retos, cujo comprimento variava desde a altura do queixo até abaixo dos ombros, sendo usados geralmente com franja.

Foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos sobre a praça pública, o Ágora. Lá, os Kosmetes ou "Embelezadores de Cabelo", escravos especiais, circulavam soberanos. Os escravos cuidavam dos homens e as escravas das mulheres. Vemos que os cabelos, em particular, tiveram o privilégio de um espaço próprio.
Beleza Grega
Beleza Grega. Credito: www.grandha.com.br
No século II a.C, na Grécia antiga, para encontrar um verdadeiro penteado requintado era conveniente dar asas à imaginação e ir até ao topo do Olimpo: espaço reservado aos deuses e deusas. Os penteados ostentavam algumas sobriedades e fantasias, prevalecendo os cabelos louros, frisados, com caracóis estreitos e discretos, com franjas em espiral. Conversas sobre política, esportes e eventos sociais eram mantidas por filósofos, escritores, poetas e políticos, enquanto estes eram barbeados, faziam ondas nos cabelos, manicure, pedicure e recebiam massagens. Os cabelos eram principalmente espessos e escuros e eram usados longos e ondulados. É nos afrescos de Creta que o rabo-de-cavalo usado pelas mulheres aparece pela primeira vez. Os preparados cosméticos, óleos, pomadas, graxas e loções eram usados para dar brilho e um perfume agradável aos cabelos. Os cabelos loiros eram raros e admirados pelos gregos e ambos os sexos tentavam descolorir seus cabelos com infusões de flores amarelas. As barbas, verdadeiras e falsas, continuaram populares até o reinado de Alexandre o Grande. Ainda na Grécia antiga, a moda dos cabelos se mantinha por dois a três séculos. A mudança era mais rápida na Roma Antiga, onde as esposas dos soberanos eram os exemplos, sendo seguidas por todas. A essa altura, no Império Greco-Romano, gregos e gregas faziam os cabelos dos romanos e penteavam as romanas. Nesses salões, discutiam-se novidades e propagavam-se as fofocas. As barbearias continuaram sendo instituições sociais, tendo um grande número de barbeiros que prestavam seus serviços nos mercados e casas de banho públicas. Os cidadãos prósperos ofereciam aos seus convidados os serviços dos seus barbeiros particulares. Os cabelos e a barba eram ondulados com ferro quente. Muitas poções eram usadas para prevenir a queda dos cabelos e o seu embranquecimento. O estilo de cabelo mais popular entre os homens era curto, escovado para a frente e com ondas. As mulheres usavam o cabelo ondulado, repartido no centro e caindo sobre as orelhas.

Se antes existiam particularidades regionais, a partir de Luís XIV, a moda francesa dominou todas as civilizações.
No começo do século XVIII, as mulheres casadas usavam uma touca para esconder os cabelos e somente o marido delas poderia ver seus cabelos soltos. Maria Madalena, a pecadora, foi sempre representada com cabelos longos e soltos, ao contrário das Santas, que usavam toucas ou presos.

Jornais de moda, nos séculos XVIII e XIX, divulgavam os estilos por toda a Europa. Seguia-se o exemplo das casas reinantes de Paris e Viena, e também de todas elites europeias. Os primeiros cabeleireiros para senhoras foram os Coiffures parisienses, Leonard, Autier e Legros Rumigny, que prestavam seus serviços à Rainha Maria Antonietta e recebiam altos salários.
Rainha Maria Antonietta.
Rainha Maria Antonietta. Créditos Imagem: revistaogrito.ne10.uol.com.br
Contudo, foi no século XX que a moda dos cabelos aliou-se à tecnologia . A pesquisa científica sobre cabelos começou quando a higiene pessoal se tornou um meio de prevenir o acúmulo de piolhos e sujeira, que ficavam escondidos sob as perucas, pós, perfumes e poções que vinham sendo usados pelo homem.

No início do século apareceram os salões de beleza para mulheres, os quais não serviam apenas para cuidar dos cabelos, mas eram um ponto de encontro como as barbearias na Grécia Antiga.

# Charles Nestle
Com o advento da eletricidade, em 1906, Charles Nestle (Londres), inventou a máquina de fazer ondas permanentes nos cabelos. Mesmo levando aproximadamente 10 horas para concluir o processo de ondulação permanente dos cabelos, poupou as mulheres de incontáveis horas usando o ferro quente para fazer ondas
máquina de fazer ondas permanentes nos cabelos
máquina de fazer ondas permanentes nos cabelos

# Eugene Schuller
No ano seguinte, um estudante de química francês, Eugene Schuller, fundou a empresa L'Oreal, criando uma tintura para cobrir os cabelos grisalhos com cores naturais e usando um processo permanente.
Eugene Schueller, fundador da L'Oreal
Eugene Schuller, fundou a empresa L'Oreal. Credito imagem: stonybook.digication.com
Quando nos anos 20, a moda exigia cabelos "a la garçonne", os partidários do cabelo comprido polemizaram que cabelo curto era vergonha para a mulher. Entretanto, as mulheres, cada vez mais envolvidas na sociedade e no trabalho, não mais admitiam seguir tradições que remontavam à Idade Média. Depois do fim da I Guerra Mundial, o corte de cabelo "Joãozinho" para as mulheres (cabelos bem curtos como os de homem) foi considerado escandaloso, mas ganhou popularidade devido à sua praticidade
Corte estilo "a la garçone"
Corte estilo "a la garçone". Credito de imagem: thaisfarage.com.br
O advento do cinema na década de 20 trouxe novos padrões de moda para os cabelos. As mulheres de todo o mundo rapidamente adotaram os estilos e cores das atrizes de Hollywood.

A moda masculina de cabelos não mudou radicalmente na primeira metade do século XX, prevalecendo o "look clean" que tinha a influência militar das duas guerras mundiais.

Elvis Presley ajudou a mudar isso com as suas costeletas compridas e o topete brilhante. Mas, foram os Beatles que, pela primeira vez em muitas décadas, tornaram novamente populares os cabelos mais compridos para homens.
Elvis Presley e seu Historico Topete
Elvis Presley e seu Historico Topete. Credita imagem: obviosmag.org

Beatles e seus longos cabelos.
Beatles e seus longos cabelos. Créditos imagem: vandohalen.com.br

Alguns dos principais cabeleireiros da história
Os grandes cabeleireiro já se destacavam desde o século XVII, a maioria era do sexo masculino e alguns conquistaram o status de celebridades do mundo da moda tanto no século passado como nos dias atuais.

# Champagne
O polonês Champagne foi o primeiro cabeleireiro registrado na história, data do século XVII. Era disputado pela realeza polonesa e conhecido pelo seu temperamento artístico.

# Léonard-Alexis Autié
Léonard-Alexis Autié
Filho de empregados domésticos, Léonard-Alexis Autié simplesmente tornou-se o cabeleireiro queridinho de Maria Antonieta, última rainha da França e diva máxima do estilo rococó. Nascido no sudoeste francês, ele se mudou para Paris em 1769, onde começou a pentear os cabelos de Julie Niébert, uma atriz do Théâtre de Nicolet. Suas criações extravagantes logo chamaram atenção e o coiffeur passou a atender mulheres da nobreza, como Madame du Barry, amante do rei Luís XV, e a marquesa de Langeac, uma das damas de companhia de Maria Antonieta. As clientes do estilista tinham de se equilibrar sob penteados gigantescos, sustentados por pesadas estruturas de aço e enfeitados com acessórios inusitados, como frutas, legumes, plumas e o que mais brotasse da imaginação do artista. É possível ter noção do estilo Léonard assistindo ao filme Maria Antonieta, dirigido por Sophia Copolla, em 2006.

# Legros de Rumigny
Cabeleireiro oficial da corte francesa no século XVIII. Ele escreveu um livro onde desenhou 38 estilos de cabelos. Tinha como clientes a elite da realeza francesa.

# Marcel Grateau
Aproveitou a moda francesa do século XIX e inventou um método pratico para ondular os cabelos, essa técnica o tornou tão concorrido que as suas clientes competiam para obter um horário.

# Antoine Cierplikowski
Antoine Cierplikowski
O polonês Antoine Cierplikowski desembarcou em 1901 em Paris e abriu seu primeiro salão na capital francesa em 1912, na chique Rua Cambon, número 5. Considerado o pioneiro da coiffure moderna na França, ficou conhecido como o Imperador dos Cabeleireiros. Também pudera, foi ele quem criou o corte mais famoso de todos os tempos "o carré" da estilista Coco Chanel na década de 1920. O look, chamado de coupe à Jeanne D’Arc, caiu no gosto das garçonnes, mulheres à frente de seu tempo que defendiam a igualdade entre os sexos e seguiam um estilo mais andrógino até para se vestir. O visual logo ganhou o mundo e um novo nome "à la garçonne", mas até hoje é conhecido simplesmente como chanel. Antoine teve salões não só na França, mas também nos Estados Unidos, além de cidades como Tóquio, Melbourne e Vancouver. Famosas do naipe de Sarah Bernhardt, Josephine Baker, Édith Piaf e Brigitte Bardot passaram por suas mãos estreladas.

# Sydney Guilaroff
Sydney GuilaroffNascido em Londres, filho de um casal russo, Sydney Guilaroff ganhou o mundo em Hollywood. Cabeleireiro oficial do famoso estúdio Metro Goldwyn Mayer, ele atuou nos bastidores de mais de 200 filmes! Em 1930, assinou o icônico carré de Louise Brooks, estrela-maior do cinema mudo. O corte até hoje serve de referência para looks curtos geométricos. Nove anos depois, elaborou as tranças laterais que Judy Garland usou para dar vida à Dorothy, em O Mágico de Oz. Também criou o visual de noiva da bela atriz Grace Kelly em seu casamento com o príncipe Rainier, de Mônaco, e era o preferido da diva sexy Marilyn Monroe. O hairstylist se destacou tanto na profissão que foi o primeiro profissional de beleza a ter seu nome escrito nos créditos de uma produção cinematográfica.

# Alexandre de Paris
Louis Alexandre Raimon
O francês Louis Alexandre Raimon cuidou das madeixas de Elizabeth Taylor durante as filmagens da superprodução Cleópatra, em 1963, e, no ano seguinte, criou o penteado que a estrela usou na cerimônia de seu casamento com o galã Richard Burton. Sua relação com a atriz extrapolou o nível profissional e os dois se tornaram verdadeiros amigos. Era no ombro de Alexandre que Liz chorava quando brigava com o marido. O coiffeur também era o favorito de nobres europeias e de divas icônicas como Audrey Hepburn, Lauren Bacall, Liza Minelli, Shirley MacLaine, Greta Garbo, Maria Callas e Sophia Loren. Alexandre partiu em 2008, mas continua vivo como nunca, graças à rede de salões luxuosos com sede na França e à marca de acessórios chiquérrimos para cabelos que leva seu nome.

# Raymond Bessone
Nos anos 50 e 60, ele atendia com um falso sotaque francês em seu salão nobre, cercado de espelhos e fontes que jorravam champagne. Ele ficou famoso por aplicar o estilo bufante ao cabelo de Jaqueline Kennedy, por isso a quem diga que ele foi o inventor desse estilo de penteado. Ele foi o primeiro a ter eu nome creditado a um programa de TV.


# Vidal Sassoon
Cabeleireiro inglês Vidal SassoonPoucos adjetivos descrevem tão bem este londrino quanto a palavra “revolucionário”. O hairstylist libertou as mulheres do laquê ao criar o prático corte pixie, visual adotado pela estrela Mia Farrow no filme O Bebê de Rosemary. Seu estilo único, inspirado na geometria da escola Bauhaus, é ensinado nas academias que levam seu nome na Inglaterra, na Alemanha e nos Estados Unidos e ainda influencia um sem-número de escolas pelo mundo. Sassoon também é sinônimo de marca de produtos profissionais fabricados pelo grupo Procter&Gamble. Uma curiosidade que pouca gente sabe é que em 1982, o cabeleireiro fundou o Vidal Sassoon International Centre, instituição que até hoje se dedica a promover estudos que ajudam no combate ao antissemitismo. Sua trajetória vitoriosa virou tema de documentário. "Vidal Sassoon", O Filme estreou em 2010.

# Gene Shacove
Kim Novak, Marlene Dietrich e Lucille Bal são os cartões de visita de Gene Shacove. Sua vida inspirou o protagonista do filme "Shampoo". Gene criou um estilo despenteado, suave e revelador dos anos 70.

# Christiaan Houtenbos
Holandês Christiaan Houtenbos, inspirado no artista Andy Warhol, trouxe para os anos 70 um pouco do estilo punk e progressista em seus cortes de cabelo. A invenção do corte Undercut (uma das laterais do cabelo é raspada parcialmente ou totalmente foi creditada a ele.

# John Sahag
fez sucesso nos anos 90, pois usava um método curioso para corta os cabelos, ele trabalhava os cabelos secos e dizia que desse modo lhe permitia maior controle criativo. Ele era conhecido como a "Estrela do Rock do coiffeur", A atriz Demi Moore era sua cliente.

# Chris McMillan
É o criador de um dos cabelos mais pedidos nos salões de cabeleireiros, o da Rachel, personagens de Jennifer Aniston no seriado Friends, E também responsável pelo corte usado por Michelle Willians no Oscar 2011, aumentando a popularidade do corte versátil, prático e sexy d Pixie Cut.

# Oribe Canales
Um dos mais talentosos cabeleireiros, conhecido como o maestro dos cabelos longos. Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Jennifer Lopes e Naomi Campbell são algumas das clientes desse cabeleireiro incrível que se deixou levar pelas drogas. No ano 2000 tentou retornar, mas não conseguiu mais alcançar o patamar das estrelas.

# Guido Palau
Guido PalauHoje uma das referências mundiais em haistyling é o cabeleireiro britânico Guido Palau, ele é atualmente um dos profissionais mais requisitados do circulo fashion e que só na temporada passada assinou os cabelos da Calvin Klein, Louis Vuitton, Alexander Wang, Alexaner McQueen, Christopher Kane, Dolce & Gabbana, Lanvin, entre outros. Além disso, o seu trabalho é publicado em todas as grandes revistas de moda do mundo. Guido Palau começou a sua carreira no salão Vidal Sassoon em Londres e o sucesso se deu quando foi convidado para cuidar dos cabelos da Linda Evangelista, Cindy Crawford e Nami Campbell no videoclipe "Freedom" do cantor George Michael.


Seja por superstição, por costume, ou por vaidade, a verdade é que o ser humano sempre dispensou, e continua dispensando, grande atenção a essa parte do corpo. Hoje, porém, nós, homens e mulheres, podemos contar com um imenso arsenal para nos ajudar nessa tarefa.

Compridos ou curtos, lisos, crespos ou ondulados, qualquer que seja a cor ou o seu estilo de cabelos, o importante é manter a saúde deles, a saúde da nossa pele.



Fonte principal Livro: Encyclopedia of Hair: A Cultural History
Fontes relevantes: Wikipédia.com / hairbrasil.com / revistacabelos.uol.com.br / mh.etc.br /

You Might Also Like

0 comentários

Artigos Populares

.

Formulário de contato